segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Fundação Santo André - Mobilização e repressão

Nessa última quinta-feira (dia 13/09), por volta das 22:30h cerca de 300 estudantes da Fundação Santo André protestaram contra o índice de reajuste de mensalidades da faculdade e por melhorias no ensino e contratações de professores.

Após uma assembléia geral sobe o tema, decidiram por ocupar a reitoria, uma vez que a mesma anunciou o reajuste das mensalidades, com um porcentagem que em alguns casos chegava a mais de 100%.

Assim como na mobilização da Faculdade de Direito da USP, menos de um mês atrás, a PM logo foi acionada e mais uma vez nós estudantes sofremos com a ação violenta e autoritária de nosso Estado na repressão a qualquer movimento. Os estudantes foram retirados à força pela Tropa de Choque da Polícia Militar (PM). Houve tumulto e confronto.

Os alunos reclamaram da atuação da polícia. "Entraram jogando bomba, estragando as cadeiras que tinham colocado. Eles foram tirando, arrancando, quebrando. Usaram bala de borracha", relata Iturama Pereira, um dos alunos. Duas estudantes afirmaram que houve "muita bomba de gás e metralhadora para cima". Não há registro de feridos, mas oito estudantes foram detidos e levados ao 4º DP de Santo André, e foram dispensados somente na madrugada desta sexta-feira (14).

É preciso que nós estudantes não nos calemos contra as altas taxas e mensalidades que todos os dias nossas Faculdades querem nos cobrar, que estejamos atentos aos nossos direitos, e principalmente, não nos calemos frente ao nosso governo do estado que a qualquer sinal de movimento, de mobilização, já envia sua tropa de choque para reprimir.


E os professores nisso tudo?

- Estão apoiando!

Em assembléia na tarde deste sábado, os professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Centro Universitário Fundação Santo André decidiram suspender as aulas e pedir a saída do reitor.

Na próxima terça-feira (18), os professores devem ir à Câmara Municipal de Santo André e solicitar que os vereadores abram CPI para investigar irregularidades na administração do atual reitor, Odair Bermelho.

Veja as fotos dessa ação covarde da polícia militar contra estudantes aqui.

Saudações estudantis,

Léa Marques

Nenhum comentário: